Setor Pré Matrimonial

Secretaria, Pastorais e Serviços acesse seu e-mail da Trindade

TECLE AQUI

Acessar Webmail

Sugerimos

Vaticano CNBB Arquidicese de Belém01 Zenit Rede Nazaré Canção Nova CCFC Católico Orante Catolica Net Hemopa
VATICANO CNBB ARQUIDIOCESE DE BELÉM ZENIT FUNDAÇÃO NAZARÉ CANÇÃO NOVA CCFC CATÓLICO ORANTE CATÓLICA NET HEMOPA - DOE SANGUE

prematrimonio

O Setor Pré-matrimonial é um dos três setores da estrutura da Pastoral Familiar, conforme proposto pelo Diretório da Pastoral Familiar da CNBB. A preparação para o Matrimonio, no que cabe à Pastoral Familiar, é predominantemente tarefa do setor que pode trabalhar diretamente com a criança a partir de sete ou oito anos de idade, até o casamento. Como existe ligação entre todo o trabalho realizado pela pastoral, é claro que as atividades dos outros setores também influenciam na preparação do matrimônio.

É importante lembrar que nem toda a preparação para o matrimonio é tarefa da Pastoral Familiar. Na verdade, esta formação é um dever e direito da família. A ação pastoral está sendo necessária porque a família está tendo dificuldades de existir de modo estável e de cumprir esta missão importante. É também oportuno enfatizar que o “Encontro de Noivos” atividade mais difundia da Pastoral Familiar, é apenas um dos eventos/atividades do Setor Pré-matrimonial. O Setor tem desafios muitos mais amplos. Envolve uma preparação mais remota de danos ao adolescente e ao jovem.

Na “Familiaris Consortio”, que tem décadas desde sua publicação, o Papa João Paulo II já alertava para urgência deste desafio. “A preparação para o matrimônio deve ver-se a atuar-se como um processo gradual e contínuo. Compreende uma preparação remota, outra próxima e uma outra imediata”. (FC66).

Esta preocupação vai nos desafiar a realizar uma contínua educação para o casamento, entretanto o que ainda predomina na maioria das paróquias é apenas o encontro de noivos.

Texto extraído do Livro Pastoral Familiar – Setor Pré-matrimonial – Preparação Remota, Próxima e Imediata – CNBB/CNPF/INAPAF

DEFINIÇÃO E SUBDIVISÃO DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL

O SETOR PRÉ-MATRIMONIAL é o ramo da Pastoral Familiar que atua com as crianças, desde a mais tenra idade, até os noivos na celebração do matrimônio. Ele visa criar iniciativas que promovam a vocação matrimonial, para que seja vivida como uma decisão consciente. O desafio da nossa ação pastoral é, portanto, a formação integral que deve ser um processo de formação permanente e continuada que acompanhe todos os membros da família (inclusive crianças, adolescentes e jovens), nas diversas etapas e dimensões de suas vidas.

O Setor Pré-matrimonial está dividido em três etapas de preparação:

  1. PREPARAÇÃO REMOTA
  2. PREPARAÇÃO PRÓXIMA
  3. PREPARAÇÃO IMEDIATA

 

Menu

Acesse as Redes Sociais da Santíssima Trindade, siga e fique por dentro de tudo da Paróquia 

face twitter instagram G

Entre em contato

  • Pça. Barão do Rio Branco,71
    Bairro da Campina
  • Belém do Pará Cep:66015060
  •  (91) 3323 4871

Artigos do Blog