Vox Dei nº 447 de 16 de abril de 2017

Amados irmãos e irmãs.

Transcorrido o tempo quaresmal onde buscamos a conversão através dos exercícios penitenciais, escuta da Palavra, Orações e Jejus. Vivenciamos o TRIDUO PASCAL da PAIXÃO E RESSURREIÇÃO do SENHOR, é o ápice do ANO LITÚRGICO," quando Cristo realizou a sua obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério Pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida".

Que grande alegria é para mim poder dar-vos este anúncio: Cristo ressuscitou! Queria que chegasse a cada casa, a cada família e, especialmente onde há mais sofrimento, aos hospitais, às prisões… (Papa FRANCISCO ) Este anúncio é atual, uma notícia que precisa urgentemente chegar aos corações porque é lá que Deus quer semear esta Boa Nova: Jesus ressuscitou, há uma esperança que despertou para ti, já não estás sob o domínio do pecado, do mal! Venceu o amor, venceu a misericórdia! A misericórdia sempre vence!. Nossa paróquia vive um momento novo, em sua história dando continuidade à ação evangelizadora da igreja. Somos todos responsáveis no belo anúncio da RESSURREIÇÃO.

Também nós, como as mulheres discípulas de Jesus que foram ao sepulcro e o encontraram vazio, nos podemos interrogar que sentido tenha este acontecimento (cf. Lc 24, 4). Que significa o fato de Jesus ter ressuscitado? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a própria morte; significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir aquelas parcelas de deserto que ainda existem no nosso coração. E isto é algo que o amor de Deus pode fazer.Deus quer e nos indica através dos inúmeros sinais onde em nossa paróquia , pastorais, movimentos , grupos e serviços precisa florir este anúncio do ressuscitado . As mulheres tornaram-se discípulas e levaram com fidelidade está missão.

Agora neste tempo Pascal deveremos assumir nossa missão de levar aos corações está alegria. Eis o que é a Páscoa: a passagem do homem da escravidão do pecado, do mal, à liberdade do amor, do bem. Porque Deus é vida, somente vida, e a sua glória somos nós: o homem vivo .   A ressurreição de Jesus é a vitória da vida sobre a morte, sobre o pecado. A ressurreição de Jesus devolve a esperança de todo cristão, a morte foi vencida, e que todos somos vencedores com Jesus, "Somos vitoriosos porque Deus nos deu a vitória em Jesus Seu Filho. Não pelos nossos méritos. E sim pela Sua graça." 1Co. 15:57". Com a ressurreição de Jesus nossos pecados foram removidos, é com ela a certeza de que venceremos a violência, as injustiças, o egoísmo, a falta de caridade e misericórdia, a mentira e toda maldade humana. Alegremo-nos, Cristo ressuscitou e está no nosso meio, Ele está vivo em você em mim, confiante em sua presença, renovemos nossas vidas, as esperanças de que podemos ser  pessoas novas, e que podemos também renovar e transformar, nossos irmãos, nossa sociedade.

 

Que com ressurreição de Cristo, a esperança renasça e permaneça em nossos corações. As mulheres que foram ver o sepulcro onde Jesus havia sido sepultado saíram de lá ao romper da manhã, ainda que atônitas, com duas certezas: primeiro não havia cadáver na tumba. A fé cristã começa no primeiro dia da semana, nas primeiras horas do dia, com uma certeza da vitória. A morte foi vencida e o Salvador não é um defunto. Devemos deixar os nossos maus momentos na cruz e também os momentos ruins dos nossos irmãos que chegam até nós. Devemos amá-los. Se amarmos a Deus, amamos os nossos irmãos. Como podemos nos chegar diante de Deus e pedir perdão, se nós não perdoamos os nossos irmãos? SANTA PÁSCOA.