início

A paróquia

Estrutura Pastoral

Ig. do Rosário

Vox Dei

Fotos

Vídeos

Diáconos

Informações

Secretaria, Pastorais e Serviços acesse seu e-mail da Trindade

TECLE AQUI

Acessar Webmail

logo

Sugerimos

Vaticano CNBB Arquidicese de Belém01 Zenit Rede Nazaré Canção Nova CCFC Católico Orante Catolica Net Hemopa
VATICANO CNBB ARQUIDIOCESE DE BELÉM ZENIT FUNDAÇÃO NAZARÉ CANÇÃO NOVA CCFC CATÓLICO ORANTE CATÓLICA NET HEMOPA - DOE SANGUE
CASAMENTO.
Documentos necessários para o casamento*:
*Entregar os documentos na Paróquia mais próxima da casa da noiva três meses antes da data agendada na Igreja.
 
I – No Casamento Religioso com Efeito Civil:
 Essa documentação deve ser preparada com alguma antecedência. Compreende : 1) habilitação do Cartório de Registro de Casamentos; 2) certidão de nascimento dos noivos; 3) certidão de batismo dos noivos; 4) comprovante de residência dos noivos; 5) certificado de preparação para o matrimônio.
1) Habilitação do Cartório – De posse de suas certidões originais de nascimento, e acompanhados de duas testemunhas, que não sejam seus parentes, os noivos devem comparecer ao Cartório de Registro de Casamentos, cerca de 1 (um) mês antes da data marcada para a cerimônia, com o objetivo de solicitar a referida habilitação;
2) Certidão de nascimento dos noivos - cópias simples, para compor o processo na Secretaria;
3)Certidão de batismo dos noivos – estas certidões devem ser pesquisadas nas paróquias onde ambos foram batizados. Deverão ser originais, e atualizadas para fins matrimoniais;
4) Comprovante de residência dos noivos – cópias simples;
5) Certificado de preparação para o matrimônio – trata-se do certificado fornecido pelo comparecimento ao Curso de Noivos, o qual deve ser feito pelo menos dois meses antes da data marcada para a cerimônia. Esse Curso é sempre realizado em fins de semana, a saber: no sábado: das 13h às 20h; no domingo: das 7h30 às 13h. Inscrições e pagamento da taxa do Curso na Secretaria.
II – No Casamento Somente Religioso:
Nesta modalidade, é necessário que os nubentes se justifiquem perante a Cúria (Arquidiocese), a qual tem poder de emitir a dispensa da cerimônia civil. De posse dessa liberação, deverão providenciar os documentos constantes dos itens 2, 3, 4 e 5 discriminados acima.
III – Noivos Menores de Idade:
Se um dos noivos for menor de idade, deve apresentar a autorização do Bispo para a formalização do matrimônio.
IV – Noivos Residentes em Outras Paróquias:
Caso um dos noivos, ou ambos, não residam nesta paróquia, porém residam neste Estado, aquele que não residir tem que solicitar transferência de paróquia. Caso a residência de um dos noivos pertencer à outra diocese (em outro estado), o nubente deverá anexar, à documentação exigida, a autorização emitida pela sua própria paróquia.
V – Noivos Batizados em Outra Religião:
Neste caso específico, o nubente deve apresentar documento do seu batismo naquela religião.
VI – Noivos Não Batizados:
O noivo que ainda não foi batizado deve procurar a Secretaria de sua Paroquia para conhecimento das providências a serem tomadas.

BATISMO – É o primeiro dos sete sacramentos e também o primeiro da iniciação cristã. Juntamente com a fé em Jesus Cristo, o batismo é necessário à salvação. Este sacramento nos faz renascer para a vida nova de filhos de Deus, pela força do Espírito Santo.
Documentos necessários para o batizado:
1)Cópia simples da certidão de nascimento do batizando;
2) Nome e endereço completo dos padrinhos:
3) Comprovante do Curso de Pais e Padrinhos.
Orientações: No primeiro e terceiro domingo, às 8h30, nesta igreja, é realizada a cerimônia do batismo comunitário, qualquer que seja a idade do batizando. A única exigência é a de que os pais e padrinhos tenham participado do Curso preparatório. No caso, porém, de batizandos maiores de 07 anos, é obrigatória uma preparação catequetica.
Batizado particular em qualquer dia do mês em qualquer horário, menos no primeiro e terceiro domingo, às 8:30h.

PRÉ COMUNHÃO
PRIMEIRA COMUNHÃO (Catequese) – É o ato sacramental culminante da iniciação cristã, quando o fiel recebe, pela primeira vez, a Sagrada Eucaristia, que é o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho. Para receber esse sacramento, é necessária uma preparação prévia de catequese que dura 2 anos e confissão dos pecados.
Os encontros com os catequizandos são todos os sábados de 09 às 11:30h no Centro Social e aos domingos às 10h na Igreja;
Documentos necessários à Primeira Eucaristia:
Idade mínima: 8 anos
Certidão de batismo do catequizando
PERSEVERANÇA
CRISMA - Também chamado de confirmação, é o segundo sacramento de iniciação cristã pelo qual o fiel recebe, das mãos do bispo, a unção com o santo óleo crismal. Pela ação do Espírito Santo, após a Crisma, o católico fortalece o seu amor e devoção pela Trindade Santa.
Documentos necessários para habilitação à Crisma:
Idade mínima: 14 anos completos;
Foto 3x4, cópia do RG, cópia da certidão de batismo e cópia da lembrança da 1ª comunhão. Caso não seja batizado ou ainda não tenha feito a 1ª comunhão, pede-se informar na Secretaria Paroquial para orientações.

início

A paróquia

Estrutura Pastoral

Ig. do Rosário

Vox Dei

Fotos

Vídeos

Diáconos

papa"Hoje, ser verdadeiro discípulo de Jesus significa aderir também à sua proposta de não-violência."
 
Papa Francisco
Leia mais sobre "A não-violência: estilo de uma política para a paz", AQUI.

Acesse as Redes Sociais da Santíssima Trindade, siga e fique por dentro de tudo da Paróquia 

face twitter instagram G

Entre em contato

  • Pça. Barão do Rio Branco,71
    Bairro da Campina
  • Belém do Pará Cep:66015060
  •  (91) 3323 4871

Artigos do Blog

Navegue