Vox Dei nº 432 de 01 de janeiro de 2017

Queridos Paroquianos e amigos,

Pela graça de Deus chegamos ao final de mais um ano, pois chega ao fim 2016! O único objetivo de olhar para trás, é o de verificar o que podemos fazer melhor daqui para frente, do contrário, ficaremos procurando culpados, atitude não compatível com a vida de um cristão. Vejamos o que disse Moisés no Salmo (90.12): “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio”. É esse o objetivo!

Para termos um ano novo abençoado e dirigido pelo Espírito Santo, Deus deve estar presente em todos os nossos dias e aplicar a sua verdade em nossas vidas, a sua justiça a nós revelada, e os seus preceitos positivos e negativos a todos os nossos pensamentos, valores e ações. Lembremo-nos: “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8, 28).

Mas, meus caros, como é bom percebermos que “ainda temos um longo caminho a percorrer” (1Rs 19, 7), pois certamente houve algumas dificuldades que devem ser motivo de exame de consciência por cada um de nós: devemos ter a clareza de que nossas falhas precisam ser superadas e, sobretudo, saber que nossa missão é construir e facilitar, em constante atitude de conversão!

Ao encerrar minha missão de Pároco na querida Paróquia da Santíssima Trindade, quero expressar meu sincero e profundo agradecimento a cada membro das pastorais, movimentos e serviços, nas diversas funções que desempenham, assim como aos colaboradores e benfeitores, com a certeza de que as bênçãos redobradas de Deus os acompanharão sempre! Obrigado pelo carinho de todos, pelas correções fraternas! O mestre Jesus indica o que devemos dizer nestes momentos: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lc 17,10).

Portanto, iniciamos a preparação, como todos sabem, para a chegada do novo Pároco: Côn. José Gonçalo, com posse marcada para o dia 15/01/2017 às 19h, a qual faremos com carinho e alegria. Lembremo-nos também daqueles que irão para outras terras, outras cidades, nosso “até logo” e a confirmação de nossas saudades! Àqueles que chegam, nossas calorosas boas vindas, pois, ao crescer a família paroquial, cresce também a fé em Cristo!

Aproveitemos as inúmeras graças que o Ano Mariano nos proporcionará: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe” (Papa Francisco). Preparemos nossos corações, com orações e espírito de fé, para vivermos um intenso período de avaliação e estudos em vista da 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, inicialmente em nível de Paróquia e Região Episcopal, iluminados pelo tema: “Evangelizar: graça, vocação e identidade da Igreja”.

Meus votos de um Feliz e abençoado 2017, para o qual, de coração, dedico as minhas orações e lhes concedo minha bênção paterna. No Deus Uno e Trino,

Côn. Antonio Beltrão Ribeiro Filho

Pároco da Paróquia da Santíssima Trindade